Escrito por Thiago Janegits Publicado em 28/09/2020

A Black Friday 2020 está chegando, e como em todos os anos, traz uma ótima oportunidade para que os e-commerces aumentem suas vendas e obtenham um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de sucesso em suas campanhas de marketing.

A maneira como se controla os gastos com o marketing e como se calcula o ROI  podem variar de empresa para empresa. Já vimos anteriormente como preparar o seu e-commerce para a Black Friday e sabemos que quem não é visto não é lembrado, por isso é importante que as marcas planejem ações a fim de ganhar visibilidade e atrair consumidores até os seus sites.

Mas até onde é viável investir em campanhas de marketing na Black Friday para obter o maior retorno possível? A chave para o máximo de retorno não é apenas determinar seu orçamento de marketing, mas também construir consistentemente a receita da sua empresa. Seu ROI sempre precisa estar vinculado às vendas reais.

No artigo de hoje, você confere até quando e quais práticas de investimento de marketing podem ser viáveis para o seu negócio durante a Black Friday. Confira até o final!

1# Retorno sobre Marketing de Investimento

O marketing de ROI é uma ferramenta de medição. Ele mede quanto lucro você obtém em um determinado investimento em marketing. Para descobrir o retorno do seu investimento, você precisa identificar alguns números para inserir em suas fórmulas de ROI:

  •         Custo dos Produtos Vendidos (CPV): o custo total para produzir seu produto (ou fornecer seu serviço).
  •         Investimento em marketing: o custo de mídia, campanha e produção.
  •         Receita: sua receita total ou seu lucro bruto ou líquido.

2# Os componentes do marketing de ROI

Os principais componentes do marketing de ROI são:

  1.   Estime o custo de aquisição alvo por custo do cliente. Observe os dados da sua empresa. Pegue o custo total do seu orçamento de marketing e divida pelo número de clientes que você conquistou com esse investimento. Este é o seu valor de aquisição.
  2.   Determine o seu orçamento de marketing. Comece com a divisão da sua receita pela receita média do cliente. Em seguida, multiplique esse número pelo preço de aquisição alvo. Depois de definir a meta de ROI e a meta geral de receita anual, calcule o gasto de marketing direcionado.
  3.   Defina uma meta de marketing de ROI. Depois de estabelecer seu limite de ROI, cumpra-o. Se a sua campanha de marketing não está atingindo esse limite, corte-o. Coloque seu dinheiro de marketing onde você sabe que trará um resultado maior.
  4.   Monitore as métricas do seu ROI. Verifique suas métricas quantas vezes forem necessárias. Use seus resultados para melhorar continuamente suas campanhas e maximizar seu investimento em marketing.

3# Onde e quando investir no marketing digital

1. Invista em mídia paga. Investir em mídia paga já é uma prática comum dentro do e-commerce ao longo de todo o ano, mas durante a Black Friday isso é ainda mais importante. Afinal, trata-se de uma data marcada pela grande concorrência e contar apenas com posts orgânicos não será o suficiente.

Também é essencial analisar os canais utilizados por sua persona, a fim de investir naqueles que podem oferecer os melhores resultados. O Google Ads é uma das ferramentas mais relevantes para se investir por possuir diversos recursos, como a rede de display, Google Shopping e os links patrocinados. Além disso, desenvolver ações com influenciadores do seu ramo é outra boa prática para atrair clientes.

2. Invista antes, durante e depois da Black Friday. Engana-se quem pensa que os investimentos em marketing na Black Friday 2020 devem começar apenas no dia 27 de novembro. Os consumidores começam a visitar e se cadastrar nos sites já no começo do mês (muitas vezes até antes). Essas ações realizadas em outubro e ao longo de novembro resultam quase no dobro de pedidos feitos no dia da Black Friday.

Por isso, começar a investir na captação de leads por meio de formulários com ofertas em primeira mão, por exemplo, são práticas extremamente importantes para alcançar o retorno esperado de vendas. Dessa forma, o seu público passa a se engajar com antecedência e o mercado estará aquecido quando a Black Friday começar.

#Por fim…

Algumas marcas podem ver o marketing como uma prioridade baixa ou até um custo desnecessário. Mas se você acompanhou até aqui, pode ver que na verdade o marketing é um dos principais investimentos de retorno para a sua empresa.

Implementar o marketing de ROI no seu negócio não é uma tarefa pequena, nem tão pouco simples, mas é imprescindível. Ainda mais quando você planeja preparar o seu e-commerce para a Black Friday.

O marketing de ROI ajuda você a justificar seus investimentos, apoiando o velho ditado de que você precisa de dinheiro para ganhar dinheiro.

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