Escrito por Thiago Janegits Publicado em 14/12/2020

Marketing Digital em 2021, você sabe quais serão as principais tendências e campanhas que a sua marca precisa considerar se quiser engajar e reter clientes gerando mais tráfego, leads e receita para o ano vindouro?

2020 pegou a todos de surpresa com a COVID-19 mudando completamente a forma como as empresas operam. Vimos produtos e serviços migrarem para o mundo digital de forma quase instantânea.

Isso nos deu alguns insights sobre as próximas tendências de marketing que irão funcionar neste novo normal que nos espera em 2021.

A seguir, você acompanha 6 tendências de marketing digital para ficar atento em 2021. Isso pode lhe dar uma vantagem sobre a concorrência, leve essas tendências de marketing a sério e considere-as usa-las em suas próprias estratégias de marketing digital.

1# Mídia social

Em time que se ganha não se mexe não é verdade? Continuar a ficar de olho nos inúmeros recursos de marketing digital que as mídias sociais têm a oferecer é fundamental.

Analisamos durante a pandemia do COVID-19, que os profissionais de marketing digital estão cada vez mais tornando a retenção de clientes uma prioridade. A pandemia aumentou drasticamente a quantidade de tempo que as pessoas passam online, e também mudou  a forma como pesquisam produtos, serviços e marcas.

Essa mudança do consumidor, cria novas oportunidades de aumentar o seu alcance com novos públicos e se reconectar com clientes antigos. Por meio de estratégias de mídia social, podem ser desenvolvidos planos de conteúdo, postagens regulares, monitoramento e direcionamento de respostas dos clientes e atração de novos negócios.

Tal abordagem certamente será peça chave em 2021. Se você tem adiado a adição de serviços de mídia social ao seu mix de marketing digital, agora é a hora.

2# Lances automatizados no Google Ads

Já falamos sobre Google Ads algumas vezes aqui… Os profissionais de marketing do Google Ads ajustam e ajustam constantemente campanhas, palavras-chave e lances para obter o máximo de retorno no investimento em publicidade. O problema é que todos os ajustes têm um custo: acréscimo de horas e taxas de gerenciamento mais altas.

Logo, utilizar os lances automatizados permite que o Google gere movimentos baseados em lances anteriores, com ajustes em tempo real.

Ok, lances automáticos não são novidade, mas as melhorias contínuas feitas esse ano significam grandes avanços para 2021. Agora nossa maior dependência de táticas de lances automáticos é a de dedicar nosso tempo para otimizar outros aspectos do desempenho do PPC, que em última análise, oferece um resultado melhor a um custo menor para os clientes. E essa é uma tendência que não pode ser ignorada.

3# O poder da pesquisa por voz

Atualmente, a pesquisa por voz não faz parte do algoritmo do Google. No entanto, esse recurso anda ditando os resultados de pesquisa atual.

As consultas de pesquisa por voz geralmente produzem resultados diferentes do que se o usuário estivesse digitando. Para SEO, é uma boa prática que as empresas estejam alertas com os componentes de pesquisa por voz para seus consumidores que estão se adaptando e migrando para esse meio.

O conteúdo deve ser otimizado especificamente para voz. Ele precisa ser mais direto e comunicativo para que seja sincronizado com precisão com as consultas de pesquisa. Isso ajudará a impulsionar o tráfego, mantendo-se relevante e mais visível para o público.

4# Retenção aprimorada de segmentação

Outra tendência que não é nova, mas recentemente popular, é a segmentação de clientes. A ideia é simples: ter um grande número de campanhas curtas de marketing direcionadas a públicos específicos.

Esse direcionamento de segmentação significa agrupar seu público-alvo por certos traços ou comportamentos, como dados demográficos ou hábitos de compra. Isso permite que você adapte seu conteúdo com mais precisão para atender às necessidades deles.

Como é preciso menos dinheiro para manter seus clientes do que ganhar novos, é recomendado que a sua marca dedique mais esforço aos detalhes posteriores da jornada do comprador.

Clientes satisfeitos tendem a compartilhar boas experiências e fornecer referências que fortalecerão a sua marca.

Dito isso, certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetam seu relacionamento por meio de e-mail marketing ou envolvimento nas redes sociais.

Ao coletar dados e segmentar seus clientes, você tem a oportunidade de economizar custos ao entregar seus produtos e serviços. 

5# Lives

A maioria das tendências para o ano de 2021 são consequências de novos comportamentos provocados pela pandemia COVID-19. Esse é o caso das Lives que ganharam destaques em 2020.

Com o isolamento social, diferentes mercados foram afetados e uma das soluções encontradas pelas marcas para continuar em contato com seu público foram as conhecidas Lives.

As lives, neste caso, permitem uma segmentação e uma aproximação muito mais proveitosa ao público. Nela é possível promover festivais, desfiles, shows, workshops, webinars entre outros conteúdos onde a mensagem é direcionada para quem realmente interessa. Além de mensurar e controlar as ações de forma muito mais simples através de indicadores chave de performance, o que torna a tomada de decisões relacionadas a investimentos e estratégias muito mais precisa.

Certamente em 2021 as Lives vão continuar em alta.

6# Mais conteúdo interativo

Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazendo com que eles se envolvam com sua marca e você aprenda mais sobre eles.

Por exemplo, suponha que você seja um corretor de imóveis e adicione uma calculadora de hipotecas simples, mas eficaz, ao seu site. Agora você está oferecendo valor aos seus visitantes enquanto também aprende mais sobre eles com base nos dados que inserem na calculadora. Essas informações, por sua vez, podem ajudá-lo a refinar suas personas e no direcionamento de campanhas.

Outros exemplos de marketing interativo incluem avaliações, questionários, jogos, enquetes, vídeos interativos, pesquisas e concursos.

A maneira mais rápida de apresentar a sua marca novos clientes em potencial, de maneira econômica, é fazer com que seu público atual compartilhe os conteúdos interativos que você disponibiliza.

Por fim…

Com a proximidade do final de 2020, é hora de começar a se organizar e planejar as estratégias para o ano vindouro.

Ficar por dentro das tendências do Marketing Digital para 2021 é fundamental para entender as mudanças no comportamento dos consumidores e assegurar que a sua marca não invista em ações desatualizadas ou ineficazes.

As possibilidades e o futuro do Marketing Digital são infinitas, cabe a você determinar qual estratégia trará o maior resultado em 2021.

Compartilhe com seus amigos!

É novidade que você quer?
Então, assine nossa newsletter!

cookies

Oi, usamos cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita sua utilização.