Escrito por Time Kife Publicado em 04/09/2019

Muito se fala sobre copywriting e como esta técnica pode ajudar a sua empresa a vender mais. Mas como começar a produzir conteúdos tão persuasivos? Entenda melhor em nossa matéria.

O mercado e os consumidores mudam seus hábitos de consumo cada vez mais rápido: todos os dias, milhares de novas marcas e produtos são criados e com isso, a competitividade dos múltiplos nichos de mercado se torna ainda mais acirrada. É necessário se destacar para que o seu produto ganhe o coração de seus compradores e garantir a saúde financeira do seu negócio.

Este momento nos mostra que o objetivo das empresas deve ter como prioridade a experiência do cliente, suas emoções, sensações e satisfação. Mas como saber quem, com exatidão, é a pessoa ao qual devemos atingir?

Público-alvo ou Persona?

Você certamente já ouviu falar de público-alvo, um conceito genérico que é utilizado para entender o nicho cultural que tem interesse e poder aquisitivo para adquirir um determinado produto ou serviço de uma empresa. Para conhecermos a fundo o indivíduo que está a procura da sua marca, é necessário ir além do público-alvo e traçar a Persona de cada produto ou serviço da empresa.

As personas exigem, de fato, uma personificação do seu consumidor. Ou seja, para traçá-la é preciso entender comportamentos com base em dados demográficos, psicológicos e comportamentais que nos norteiam para saber como se comunicar, sobre o que falar e em quais meios ele se encontra. Ter esse conhecimento em mãos proporciona inúmeras vantagens como: objetivos focados, estratégias definidas, tons específicos e assertivos, além de empatia pelos anseios dos clientes que possibilitam soluções eficazes.

Para ser ainda mais assertivo, podemos personificar os valores de uma marca com a brand persona. Assim, é possível guiar a equipe durante o relacionamento com o público. É importante fazer com que todos os representantes e colaboradores tenham conhecimento desse posicionamento e carreguem consigo os valores a serem transmitidos.

E o Copywriting com isso?

Já temos em mente com quem precisamos criar laços, agora é necessário saber como falar. Quando pensamos no copy de uma determinada persona, devemos deixar totalmente de lado a linguagem genérica e rasa. Ao invés disso, precisamos criar laços com conversas leves e naturais, que transmitam a mensagem verdadeira. Assim, a fidelização acontece de maneira natural, pois seu cliente pode enxergar sua empresa como um parceiro e não apenas um prestador de serviços..

Quer saber mais sobre a A Arte do Copywriting? Aprenda tudo sobre esta técnica.

Todos estamos repletos de emoções e sensações que nos guiam no cotidiano, e elas são um excelente norte para nossa comunicação. O copy deve transmitir a felicidade para seus usuários.

Gatilhos Mentais

Para deixar seus textos mais persuasivos é muito comum a utilização de gatilhos mentais. Mas o que são esses gatilhos?  Eles acontecem como uma chave capaz de guiar o cérebro para determinada decisão. É possível elencar 20 principais gatilhos que serão assunto para um conteúdo elaborado para você pegar exatamente os pontos chave do que você precisa:

  1. Reciprocidade
  2. Autoridade
  3. Antecipação
  4. História
  5. Confiança
  6. Comunidade
  7. Escassez
  8. Urgência
  9. Consistência
  10. Afinidade
  11. Curiosidade
  12. Prova Social
  13. Depoimento
  14. Prazer
  15. Rapidez
  16. Exclusividade
  17. Simplicidade
  18. Especificidade
  19. Conversa
  20. Proibição

O princial objetivo do copywriting é gerar conversão, ou seja, que seu usuário execute determinada ação que pode ser baixar um material, deixar um comentário, preencher um formulário, entre outros.

Já ouviu um pouco mais sobre o storytelling e como ele pode inovar a sua maneira de se comunicar com as mais diversas personas? Esse método alavanca suas vendas de maneira indireta, mais persuasiva e nunca invasiva. Mantenha-se sempre atento nas melhores estratégias para criar vínculos genuínos com seus clientes e se destacar no mercado com técnicas que agregam valor ao seu conteúdo.

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