Qual é a importância de manter a conexão com o lead? - Kife
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Blog > Qual é a importância de manter a conexão com o lead?
Escrito por Time Kife Publicado em 12/07/2019

Prospecção, vendas, nutrição, leads, personas… São tantos termos e conceitos, mas como funciona na prática a conexão entre cliente e empresa? Esse é um desafio e tanto para novatos quanto para vendedores e executivos experientes. A competição dentro do mercado, por menor que seja o nicho e independente do tamanho da sua empresa, é a maior barreira a ser vencida.

Não queremos focar somente em que é imprescindível estar online, mas na maneira em que você se faz presente na era digital. É importante ter quem se comunique diretamente e de forma personalizada com o seu público. Afinal de contas, o maior jargão que conhecemos de “a primeira impressão é a que fica” é uma realidade.

Então, como aproveitar a chance única do primeiro contato com um cliente em prospecção? O frio na barriga funciona, sim, como aquele primeiro encontro ou qualquer lugar novo que você vai conhecer. É necessário saber com quem estamos falando, mas respeitar a privacidade dessa pessoa. É importante que o lead visualize o problema que ele possui de forma objetiva e como a sua solução vai sanar essa dor.

Como manter a conexão com o lead

Olá, você vem sempre aqui?

Então, por onde devemos começar na prática essa trajetória? É imprescindível que você explique como é que chegou até ali, mas com cautela, já que esse é o momento de “quebrar o gelo”. Pergunte sobre o assunto pelo qual o lead chegou até a sua empresa, estabelecendo um assunto em comum.

Toda conquista tem como peça-chave demonstrar interesse. Seu lead precisa saber que você se importa em entender pelo o que ele passa, como resolver sua dor, que você se adapta para solucionar o problema e que a empatia influencia, e muito, nos seus resultados. Agora que você entende e conhece seu lead, é o momento de traçar quais as melhores estratégias para a conexão se tornar firme. Este é o momento de ouvir mais e falar menos, mas procure guiar o lead em direção a você.

É necessário sempre provocar seu lead. Ele precisa se sentir atraído pelo que você oferece, transformando isso em uma necessidade. Por fim, é necessário manter um contato claro sobre os próximos passos que vocês irão traçar na jornada de compra. Não se despeça sem definir o momento do próximo follow up.

E se a química não rolou?

Nunca despreze um lead desqualificado. Se a conexão não evoluiu como o esperado, aguarde um próximo momento para tentar um contato com uma nova solução. Como? Mantenha um envio de campanhas relevantes via e-mail marketing, ou indique parceiros e se mostre verdadeiramente interessado em suas dores. A objeção pode ser o desafio que você precisa para traçar novas estratégias assertivas.

Um último alerta: Para sua segurança, mantenha um histórico completo de todos os contatos e qualificações que você realizou, otimizando o processo e as etapas em que cada lead se encontra.

Conclusão

Agora que você já tem um norte, está pronto para ir ao encontro com seus leads: sempre é importante que você mostre como entende a dor que ele sente e que tem a solução necessária para ajudá-lo.
Não há grandes segredos para estabelecermos boas relações em qualquer lugar e é assim também quando o assunto é o processo de vendas. Cada detalhe faz toda a diferença para cativar quem está do outro lado do telefone, celular ou pc. A humanização gera uma conexão real entre o lead e você.

Mas fique tranquilo, se você ainda não se sente preparado, fique ligado em nosso blog para entender como manter seu lead nutrido e dentro do seu fluxo! =)

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