A Arte do Copywriting - Kife
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Escrito por Camila Leite Publicado em 03/09/2019

Gatilho: Qualquer coisa que desencadeia um processo quando é acionada; Peça que, numa engrenagem ou aparelho, funciona como uma espécie de alavanca; Peça de arma de fogo que, quando acionada, faz disparar o tiro; DISPARADOR.

Mas o que são gatilhos mentais? Podemos entender esse conceito como um estímulo a ser gerado no cérebro que influencie diretamente uma pessoa a tomar uma determinada decisão. São momentos de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

A aplicação dos gatilhos é uma forte estratégia para quem deseja implementar o copywriting em sua empresa. Um bom copy está ligado ao domínio desses gatilhos, só assim você consegue uma alta taxa de conversão de seus leads. Por isso, para obter a máxima experiência do copywriting e entregar um conteúdo rico, é necessário a plena compreensão do funcionamento dos gatilhos mentais.

Isso ainda me parece abstrato…

Uma definição clara é de que gatilhos são as decisões que o cérebro toma no famoso “piloto automático”. O primeiro passo é sempre pensado, a caminhada não. Piscar os olhos ocorre tanto quando pensamos nisso como de forma independente, assim como a respiração. Para você saber que está piscando, é necessário mandar uma mensagem ou receber um gatilho para isso.

Então, o gatilho mental acontece como um filtro, um termo ou palavra capaz de guiar o cérebro para determinada decisão. É importante pensarmos que não fazer algo, desde um movimento, uma fala, quanto uma ação, também é uma decisão.

Esses gatilhos são constituídos por aspectos internos e externos, como humor, expectativa, bagagem, cultura, cores, letras, espaçamentos… São inúmeros detalhes que despertam uma espécie de clicks e disparos internos capazes de gerar uma tomada de decisão certeira.

 Podemos elencar 20 principais gatilhos que serão assunto para um conteúdo elaborado para você pegar exatamente os pontos chave do que você precisa:

  1. Reciprocidade
  2. Autoridade
  3. Antecipação
  4. História
  5. Confiança
  6. Comunidade
  7. Escassez
  8. Urgência
  9. Consistência
  10. Afinidade
  11. Curiosidade
  12. Prova Social
  13. Depoimento
  14. Prazer
  15. Rapidez
  16. Exclusividade
  17. Simplicidade
  18. Especificidade
  19. Conversa
  20. Proibição

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