Escrito por Thiago Janegits Publicado em 21/09/2020

Já vimos o que esperar da Black Friday 2020 e como se preparar para ela. No artigo de hoje você confere 8 métodos de como as campanhas de E-mail Marketing vão te ajuda a atrair a atenção do consumidor e convertê-los em clientes na Black Friday.  

Vamos deixar uma coisa bem clara aqui, E-mail marketing não é spam. Isso mesmo, E-mail marketing nada mais é do que e-mails que recebemos após nos cadastrarmos em sites de interesse para receber novidades e serviços que a empresa tem preparado para nós.

Com isso, uma campanha de E-mail marketing consiste em uma série de e-mails que uma empresa usa para se comunicar com clientes atuais e potenciais. Eles são usados para persuadir os consumidores a se envolverem com a empresa e seus serviços.

Por meio do e-mail, você pode manter-se na posição de destaque e fornecer comunicação à caixa de entrada do seu cliente, por isso as campanhas de E-mail marketing são parte chave para um sucesso de vendas na Black Friday. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e conheça os oito métodos que separamos para você. Confira!

  1. Identifique sua meta para a campanha

Primeiro de tudo, descubra o resultado que você deseja alcançar. É promover um novo produto? Acompanhar um evento de carrinho abandonado? Fixar sua marca na memória do seu público? Diferentes campanhas de E-mail marketing terão diferentes resultados, o que exige diferentes táticas para chegar lá. Depois de determinar o propósito de sua campanha, você pode criar os alvos que deseja atingir. Inclua métricas específicas em sua meta para que você possa determinar se sua campanha foi um sucesso com base nesses dados.

  1. Coloque-se no lugar da buyer persona

Depois de identificar o resultado e as metas que deseja atingir na sua campanha de E-mail marketing, agora você precisa traçar estratégias como levar sua buyer persona do ponto A ao ponto B. Algumas perguntas para se questionar são:

  •       Por que eles se inscreveram no seu lead?
  •       O que é importante para eles?
  •       Como essa campanha pode agregar valor?
  1. Construa uma lista direcionada e defina os critérios de inscrição

Você já tem sua buyer persona e o que deseja dela. A partir daí, você deve construir o segmento. Pensando nisso, quais propriedades todos eles têm em comum? Como o seu CRM descreve essas propriedades? Seu e-mail é inteligente, mas não é inteligente o suficiente para saber automaticamente para quais destinatários você está enviando. Durante sua campanha de E-mail marketing na Black Friday, os destinatários  receberão os e-mails ao mesmo tempo ou existem determinados critérios que eles devem atender antes de serem inscritos na campanha?

  1. Determine o cronograma em que deseja que a campanha seja executada

Você pode realizar uma campanha sazonal que requer apenas um ou dois e-mails, ou pode construir uma campanha de incentivo de longo prazo. Adapte a duração de sua sequência de e-mails ao período do ciclo de compra e ao estágio em que a persona se encontra na jornada de compra. Em outras palavras, entregue a mensagem certa na hora certa.

  1. Planeje sua sequência de e-mail

Segundo especialistas, a Black friday de 2020 promete ser a maior comparada as anteriores. Por isso é importante elaborar o cronograma da sua campanha, afinal você pode desejar vários pontos de contato e não pode deixar isso para a última hora. Considere acompanhamentos com base nas ações que cada destinatário irá realizar. Planeje esses e-mails, destacando a mensagem principal e o conteúdo de cada e-mail.

  1. Seja direto e claro

Não confunda seus contatos de e-mail fornecendo muitas opções. Para cada e-mail que você envia, deve haver uma única ação que você deseja que o leitor execute. Em seguida, em linguagem clara e direta, instrua-os a realizar essa ação e o que acontecerá quando o fizerem.

  1. Sempre forneça uma maneira para que eles desistam

Pessoas que não querem ler seus e-mails não pertencem à sua lista. Mantê-los na base apenas diminui sua taxa de rejeição e aumenta o número de pessoas que anunciam seus e-mails como spam. Por isso é importante oferecer uma maneira para que eles cancelem o E-mail marketing caso não deseje mais receber suas mensagens. É recomendado que esse link de cancelamento fique no rodapé de todos os e-mails que você envia.

  1. Monitore suas métricas.

Durante toda a sua campanha de E-mail marketing, faça anotações. Suas taxas de abertura e taxas de clique são as que você esperava? O que deu certo e o que não deu? Você está conseguindo atingir seus objetivos com a campanha? Quanto mais você presta atenção aos dados, mais você pode entender o que está funcionando e o que não está com o seu público, levando a campanhas mais eficazes no futuro.

Por fim…

Claramente, as campanhas de E-mail marketing vêm em todas as formas e tamanhos. Durante a Black Friday, cultive ao máximo que puder uma lista saudável, escreva sobre ótimos assuntos, entregue conteúdo valioso às caixas de entrada dos seus destinatários e você estará no caminho certo para atingir seus objetivos com sua campanha de E-mail marketing.

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