Escrito por Thiago Janegits Publicado em 15/01/2021

Você sabe o que seus clientes querem? Eles confiam em seus produtos? Quando foi a última vez que você viu um cliente falando sobre seu produto ou serviço na web? Foi uma reclamação ou um elogio?

As respostas a todas essas perguntas estão no Marketing.

A maneira como você comercializa seu negócio determina como a sua marca terá sucesso. O marketing é a ferramenta usada para criar e manter demanda, relevância, reputação, competição e muito mais. Sem o marketing e uma estratégia viável para o seu negócio, sua empresa não irá alcançar os resultados desejados.

Então, por que o marketing é importante para a sua marca? Confira estes 6 motivos pelos quais você realmente precisa dele.

1# O Marketing engaja clientes de forma eficaz

Uma marca bem engajada com seus clientes é certamente uma marca de sucesso. Lembre-se de que engajar é diferente de divulgar suas ofertas. 

O Marketing entra em ação justamente fornecendo aos seus clientes informações relevantes sobre você, seus produtos e negócios. Diga a seus clientes o que eles não sabem, que seja interessante de acordo com suas dores e fidelize-os.

Com um time de marketing ao seu lado, elaborar estratégias de mídias sociais é um dos melhores métodos para engajar clientes. Algumas dicas de conteúdo são: stories, vídeos curtos, conteúdos relevantes para o público e truques carregados de humor para envolver sua base de clientes.

Quando você consegue envolver seus clientes, você obtém insights sobre o que a sua marca pode fazer de melhor e aplicá-los em seus produtos e serviços para que resultem em sucesso de vendas.

2# O Marketing traz relevância para sua marca

O crescimento e a vida útil de sua empresa estão positivamente relacionados à reputação de sua empresa. Portanto, é justo dizer que sua reputação determina o valor de sua marca.

A maioria das atividades de marketing é voltada para a construção do valor da marca da empresa. Um trabalho bem feito de Marketing Digital vai garantir que a sua empresa alcance os primeiros resultados das pesquisas do Google, por exemplo.

A reputação da sua empresa é construída quando ela atende efetivamente às expectativas de seus clientes – o que torna os clientes orgulhosos de estarem associados aos seus produtos e serviços.

Lembre-se, o perfil social da sua marca pode ser o primeiro lugar em que um cliente em potencial encontra você. Ter uma marca ativa nas redes onde seus clientes o procuram afeta a percepção deles sobre a sua empresa e direciona o tráfego, que antes era apenas para as redes sociais, agora para o seu site.

Só através do Marketing é possível utilizar estratégias de comunicação – como branding, RP, inbound – e garantir que a reputação da sua marca seja mantida.

3# O Marketing constrói o relacionamento entre sua marca e seus clientes 

As empresas precisam construir uma relação de confiança e compreensão com seus clientes. Como o marketing estabelece essa relação?

Os segmentos de pesquisa de marketing devem ser baseados em dados demográficos e psicográficos e no comportamento do consumidor.

A segmentação ajuda a empresa a atender as necessidades de seus clientes, ganhando, assim, sua confiança. A equipe de produto garante que a empresa entregue o que é prometido no momento certo. Isso torna o cliente fiel à marca.

Clientes fiéis terão a confiança necessária para continuar adquirindo produtos e serviços da sua marca. Assim, a confiança e o entendimento entre a empresa e seus clientes tornam suas atividades comerciais mais frutíferas.

4# O Marketing é a voz que informa o seu público

Por meio do marketing, seu público-alvo sabe sobre o valor dos seus produtos e serviços, criando a consciência de marca e destacando o seu negócio.

2021 começa com uma forte concorrência no mercado, por isso a sua marca precisa ter voz constante para convencer suas personas. Informe seus clientes sobre descontos e outros truques competitivos que você tem alinhado a sua estratégia competitiva.

Por meio da comunicação, o marketing ajuda sua empresa a se tornar líder no seu segmento. 

5# O Marketing aumenta as vendas

O Marketing utiliza diferentes maneiras de promover seus produtos e/ou serviços. Depois que sua oferta é anunciada, ela já está no radar do seu público aumentando as chances de interesse dos mesmos em adquiri-los, resultando em uma decisão de compra.

Se sua meta é gerar leads, fazer vendas e conscientizar sobre sua empresa, existem itens de ação regulares que você precisa fazer. Mas, em vez de pensar neles como tarefas pesadas, pense em cada item de sua estratégia como um investimento de volta para o seu negócio.

Cada investimento em sua estratégia de marketing digital tem um ROI, que afeta seus resultados financeiros. A melhor parte é que todas essas peças móveis funcionam juntas, potencializando os efeitos umas das outras.

Certifique-se de promover produtos e serviços de alta qualidade para complementar seus esforços de marketing.

6# O Marketing auxilia na tomada de decisão 

Cada empresa é confrontada com problemas como o quê, quando, para quem e quanto produzir. Como resultado, as empresas dependem muito dos mecanismos de marketing para tomar essas decisões.

Por que você deve confiar nesses mecanismos? Ora, são esses mecanismos que criam o elo confiável entre sua empresa e a sociedade. Eles cultivam a mente das suas personas, as educam e convencem na jornada de compra.

Por fim…

Com um bom trabalho de Marketing Digital, você consegue saber exatamente quantas pessoas abriram o e-mail que enviou, quantas clicaram em um link, quantas compraram a partir de uma campanha, quantas curtidas você teve nas redes sociais, o tempo que alguém levou até se tornar um cliente e muito mais.

A essa altura, esperamos que você tenha notado como o marketing é necessário em cada negócio. Depois de checar os resultados do seu próprio negócio, você pode expandir para áreas como inbound marketing, campanhas publicitárias e mídias. 

Deixe a Kife te ajudar com as tarefas difíceis! Que tal falarmos sobre o crescimento da sua empresa?

A única maneira de obter vantagem competitiva sobre a concorrência é através de um marketing de qualidade.

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