Escrito por Priscila Guerra Publicado em 09/09/2020

Seu site precisa estar preparado para a época mais lucrativa do ano. Confira os 4 passos essenciais abaixo.

Na matéria anterior, demos dicas essenciais para você preparar seu site para o período mais lucrativo de vendas do ano. Planejamento, pré-campanha e um bom estoque são alguns dos itens que você pode conferir no texto. 

Com a pandemia do Coronavírus, 2020 foi um ano que as empresas precisaram se adaptar para vender. Aquelas que não possuíam canais online para vendas, precisaram agir contra o tempo para que o impacto fosse menor e continuassem com uma lucratividade contínua.

 O que estava em um processo lento de atualização, aconteceu em poucos meses. E, apesar de muitos lugares já estarem adeptos à flexibilização, tudo indica que as compras online serão ainda maiores se comparadas à Black Friday de 2019.

Hoje, vamos mostrar como é importante a estrutura do seu e-commerce estar preparada para essa data. Separamos 4 dicas essenciais. Continue lendo para se informar.

Mantenha sua hospedagem em dia

Certifique se sua hospedagem vai ficar 100% online no dia da Black Friday. Atente-se: caso possua uma hospedagem compartilhada, está na hora de atualizar, já que isso não vai garantir que seu site fique online o tempo todo. 

Para contextualizar: hoje em dia, os sites necessitam de uma alta performance e, diferente de blogs, um e-commerce não pode ter suas informações em uma hospedagem compartilhada, já que o fluxo de tráfego não é uniforme. Isso porque sua loja fica no mesmo servidor e compartilha o mesmo IP e outros recursos com diversos outros sites.

Isso significa que em épocas que possuem um alto volume de acessos e vendas (datas comemorativas e a Black Friday, por exemplo), seu site pode não aguentar. Será  preciso aumentar o consumo de recursos e, antes do seu plano estourar, é comum que os provedores tirem o site do ar para não prejudicar os demais.

Por isso, contrate uma nova hospedagem, de preferência uma que seja com a tecnologia Cloud. Além de ter uma infraestrutura totalmente projetada para ter alta performance, ela permite que os recursos sejam realocados em períodos de grande volume de acessos como a Black Friday.

Suporte 24 horas

Mesmo que sua hospedagem seja a melhor que existe, é preciso ter à disposição um suporte 24 horas para eventuais dúvidas e problemas. É importante que ele funcione com agilidade para que você não tenha seu faturamento prejudicado por alguma falha técnica. 

Dê olho na segurança

O cliente, quando está em sua jornada de compras, pesquisa bastante a respeito do produto que quer adquirir. Um fator que é crucial para essa decisão é saber se o site é seguro para realizar a compra e não ser vítima de golpes na internet.

Em um estudo realizado no ano passado, mostrou que 26% dos consumidores ainda preferem realizar compras em lojas físicas. Isso pelo fato de se sentirem mais seguros, principalmente quando o assunto é referente aos dados do cartão de crédito. Por isso, se você deseja mostrar a todos os usuários que seu site é seguro, é preciso utilizar certificados SSL, que é uma camada codificadora de informações.

Essa certificação garante sigilo nas transações financeiras de seus clientes. É possível notar que um site possui o certificado SSL quando, na URL, aparece um cadeado e o inscrito “https” no navegador.

Garanta uma boa performance de navegação

A velocidade de carregamento do site é o que determina se um cliente vai continuar a navegação ou se vai desistir antes de acessá-lo por completo. Se seu e-commerce demora mais do que 3 segundos para carregar, fique ciente que você já está perdendo possíveis vendas para seus concorrentes.

Por isso, é recomendado pelo Google que os sites carreguem em menos de 2 segundos para que a experiência do usuário seja completa, já que ninguém tem muita paciência para um site com carregamento lento. Você pode realizar testes por meio de ferramentas gratuitas como o PageSpeed Test. Esse aplicativo mostra em quais partes e páginas seu site estão com o carregamento lento e podem ser otimizadas.

O gerenciamento do e-commerce é uma tarefa contínua e diária. Portanto, fique atento às novidades do mercado que possam otimizar a sua performance durante o ano todo. Ainda dá tempo de se planejar e começar a realizar mudanças para que a Black Friday seja um sucesso! Conte com a Kife para traçar as melhores estratégias para você.

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